domingo, 22 de janeiro de 2012

Marcas

O aprendizado nos marca de diversas maneiras. Para aprender a andar de bicicleta, quem não caiu alguma vez, e com o futebol, quem não levou uma boa entrada na canela, e, de modo prático, quem numca ficou marcado por aquela prova da disciplina que mais temia, física, matemática, português, biologia que seja.

O exemplo prático é para quem vai aprender a tocar violão, os dedos ficam calegados, marcados, e quando mais se prática mais dor aparece, mas, o importante é a perseverança.

Para atingirmos determinados objetivos na vida seguimos o mesmo rito. Enfrentamos a dor, que nos marca, seguimos o caminho com as marcas e perseveramos para alcançar o objetivo. Sem perseverança não há superação.

Veja, com os dedos calejados, marcados, ainda não atingimos o objetivo, não basta somente estarmos marcados, precisa-se de mais, como já disse, perseverar. Mas, além de perseverar, devemos ter a sensibilidade de perceber se estamos no caminho certo. Para sabermos se estamos no caminho certo, além de confiarmos em nossos instintos e aprendizado, podemos procurar em outros que já viveram a experiência soluções e caminhos a serem seguidos.

Enfrentando novos desafios entendendo que nos deixarão marcas, que seremos perseverantes e teremos a sensibilidade de percebermos aonde estamos errando, com certeza nos levará próximo do objetivo esperado, lembrando, que os primeiros passos de uma longa jornada sempre são longos, e ao fim, ficarão mais curtos.


Nenhum comentário: