domingo, 1 de janeiro de 2012

Ano novo

Bem vindo, mais uma esperança se renova. Sempre quando um ano começa os planos se iniciam. Para alguns os planos são um carro novo, uma casa nova, aquela bicicleta bacana e por que não, a grande viagem do fim de ano. Para outros os presentes são necessidades, dinheiro, emprego, sorte. Também têm os pedidos universais saúde, paz, alegria, amor. Mas o que seria correto pedir? Creio que o pedido mais universal para um ano novo é a felicidade. Quem não quer ser feliz?

A felicidade se consrói, se busca, nas coisas simples do dia-a-dia, a felicidade se cultiva. Tudo o que pode ser feito de bom ou de ruim na vida deve ser cultivado. Parece até ser óbvio, mas, tudo o que queremos que cresça tem que ser cultivado. Não adianta lançar a semente à terra e não cultivá-la.

O cultivo da felicidade se baseia no cultivo das amizades, da fidelidade, do amor. Até o amor deve ser cultivado. Como cultivar o amor, dando atenção, carinho, afeto. Como cultivar as amizadades, ouvindo, ficando ao lado, compartilhando, confidenciando, estando presente nos princiapais momentos.

Apesar de tudo, ainda creio que o principal caminho para a felicidade é sermos fiéis, mantermos nossa fidelidade. Fiéis as nossas promessas como amigos, maridos, filhos, religiosos, cristãos ou não. É necessário superar as provações e sermos fiéis as nossas promessas e nossas vontades. Sendo fiéis, temos o caminho firme para a felicidade, pois, não precisamos nos precaver e preocupar em esconder o que somos e o que não temos. Creio que meu pedido para este ano seja ser mais fiel nos valores que acredito e em que quero ser.

Nenhum comentário: